quarta-feira, janeiro 31, 2007

C´ UM CARAÇAS !!

C´ UM CARAÇAS!!

Esta história acaba de ser vivida por mim há uma hora

Com um título assim, das 2 uma: ou estou a brincar ou estou “ alarpadada”.

Estou abismada. De boca aberta.

Há algum tempo que a minha lareira sujava demasiado o vidro do recuperador.

Era um serviço que depois sobrava SÓ para mim, e que eu adorava (?).

Depois de irmos à casa que a vendeu e colocou , finalmente veio cá hoje um senhor.

Ora, se eu reclamava que o vidro se sujava tanto, logicamente ele teria de estar bem mascarrado.Também dizia que havia uma manchita esbranquiçada na parte superior do vidro.

Olhou.

Baixou-se e espreitou para dentro para a parte de cima .

Não estava a precisar ainda da chaminé limpa( pudera. Farto-me de gastar dinheiro no Aki em produtos para limpar a chaminé e para o vidro: gel .)

Mandou-me ir limpar o vidro tal qual costumo.

Viu tudo e disse: limpa como deve.

Pediu-me para a acender como costumo.

Eu….vai de executar o que me mandou. Também estava a fazer tudo da maneira correcta.

Disse:

Sabe: isto não é problema da lareira. É da lenha. A sua lenha está muito verde.

Puxou de um aparelhómetro e espetou a lenha. Numa madeira marcou uma linha amarela. Na outra o risco estava vermelho mas quase a pegar à parte amarela.

Pegou numa rima de tábuas de madeira de pinho (que trazia no carro) e vai de meter tudo lá para dentro.

Agora vou fazer uma coisa que a senhora nunca deve fazer.

Dito isto tirou para fora o tabuleiro onde cai a cinza. Evidentemente que o fogo ateou num segundo. Parecia um incêndio. Até estalava.

Convém dizer que olhou para os parafusos todos, e para um rebordo que parece ser uma fitinha e que fica entre o vidro e o metal. Confirmou estar tudo bem.

Posto isto: O serviço estava feito

E passa para cá 75.60 €

Ao pagar ainda vi uma factura amarela.

Mas depois, quando o meu marido chegou e lhe disse o preço. Ele disse: tão caro? Sem material nenhum? Onde está a factura?

Onde estava??

Estava….

aí, em cima da mesa ,juntamente com a garantia e a outra documentação toda .

Ai o gajo que levou o dinheiro e a factura!!

Bem sei que passar a Ponte paga portagem. O homem gastou tempo.

Mas que raio, se aquilo tem 5 anos de garantia e ainda está dentro dela.

Não seria melhor ele dizer: que era da lenha e, sem tanta conversa, levar menos dinheiro?

A juntar a esta despesa eu ainda paguei mais 2 chamadas telefónicas para pedir, por favor, que ela me seja enviada.

NOTA: Aprendi uma coisa. Eu só limpava o vidro com gel ou líquido próprio, mas afinal…. A melhor maneira é pegar num pano com um pouco de cinza . Humedecê-lo com o gel e esfregar quando ela está morna. Nunca molhar a parte lateral do vidro( a parte de ferro)

Ah….esquecia-me: o melhor gel compra-se nas lojas dos 300 (Dito por ele)

E quem sou eu para não acreditar????

Mas…….tanto dinheiro!!!


Que vos sirva de lição.

Casos como este não precisam de reparação!

8 comentários:

Flávia disse...

Oi Turbolenta passei pra dar um oi e dizer que estou de volta e morrendo de saudades de você. Sobre lareira eu não entendo , também se eu colocar uma na minha casa eu derreto com o calor que já faz aqui , como meu marido diz, pra que gastar dinheiro com agasalho se em Cabo Frio não faz frio ? Pois é que ironia eu moro em Cabo Frio , uma cidade que apesar do nome não faz frio.
Beijokas

Miminhos do Guinho disse...

Oi...tudo bem??!? Eu para evitar problemas nao acendo a lareira...lololo...é só p enfeitar...Comprei umas saquetas para colocar na água com sabor a ananás, para ver se consigo beber mais água....vamos ver o resultado...Beijocas!!!

Zana disse...

Olá.
Que roubalheira!!
Inda bem que nao tenho lareira lol.
Isto há gente pra tudo!
E a factura ele sempre ta devolve?
Bjs

Anónimo disse...

Isto realmente parace anormal! Eu tenho o mesmo problema na minha lareira e aprendi como controlar a "sujidade" do vidro. As madeiras que temos realmente são um pouco verdes e por isso quanto amis ardem, mais lançam resina que se pega no vidro e que queimada fica preto. Por isso a técnica é tentar não ter o fogo muito alto, ou seja, depois de pegar baixas a saida de ar e a entrada de ar para que arda mais lentamente. Assim além de sujar menos o vidro, também consome menos lenha!
Quanto ao produto eu uso um em spary que dura muito tempo é é muito bom. Não sei o nome, mas comprei no E.LECLERC, e é para limpar lareiras.

Bjs

Mónica

PS- Neste tipo de serviços especializados é sempre uma roubalheira, infelizemente.

beta disse...

Oi.
Foste bem roubada!! Infelizmente este tipo de coisas estão sempre a acontecer para certos serviços. Mas pelo menos aprendestes alguns truques!!
Obrigada pelo apoio.
Bom final de smeana
Beijinhos

Estela disse...

POr essas e por outras é que tenho aquecimento central...nada de lareiras! Não é q não gostasse, mas gostei muito da minha casa e não tinha lareira, tb não era condição determinate pr a compra, lá fiquei sem ela!
Beijos

kuka disse...

Nada melhor do que a cinza e jornal. Assim, a seco.

Gio disse...

Eu não tenho lareira... mas tenho pena... ai que já me estava a ver a passar noites românticas em frente à dita... mesmo com o vidro mascarrado e tudo, eheheheh