terça-feira, janeiro 16, 2007

GELATINAS DE FRUTAS /SEMIFRIO MULTICOR

Nem sempre, nem nunca!!

Também temos de tratar bem aqueles que nos visitam e que não estão em dieta.

E eu às vezes ponho-me a “inventar” na cozinha.

Esta é uma das minhas muitas invenções.




ATENÇÃO: NÃO PODE UTILIZAR FORMA DE PYREX SENÃO NÃO CONSEGUE DESENFORMAR


SEMIFRIO GELATINA MULTICOR

Ingredientes:
2 gelatinas morango
Morangos frescos q.b.
2 gelatinas pêssego
½ lata leite condensado
1 chávena de café de leite
2 gemas de ovo
1 lata pequena de pêssegos em

metades
1 pacote natas
1colher açúcar
4 folhas gelatina incolor

Como fazer:

Pôr no frigorífico a forma para arrefecer bem.

Fazer 1 gelatina de morango, com 1.5 dl água a ferver e 1.5 dl água gelada.

Passar a forma por água gelada e despejar no fundo uma camada fina de gelatina. Põe no congelador durante 5 m.

Entretanto lava ,escorre bem e parte em rodelas os morangos necessários para enfeitar o fundo da forma. Sobre eles, com cuidado, despeja uma camada fina de gelatina. Leva ao congelador só até ficar rijo. Despeja depois o resto da gelatina e deixa no frigorífico até ficar bem consistente.

(se a água estiver bem gelada e a forma bem fria, esta operação é relativamente rápida.)

Faz agora a outra gelatina de morango, com a mesma quantidade de águas que a anterior. Junta-lhe morangos triturados (se gostar pode deixar alguns também em bocadinhos pequenos que ficam muito bem depois ao saborear) e por fim ½ pacote de natas. Mexe bem. Em estando bem fria, despejar com cuidado sobre a camada de gelatina simples.

Vai novamente ao frigorífico até ficar uma camada consistente.

Põe as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Deixa ficar.

Leva ao lume a meia lata de leite condensado, à qual juntou as 2 gemas muito bem batidas e junta a chávena pequenina de leite.

Mexe sempre, com o lume muito brando. Depois de ferver continua ainda ao lume, por mais um pouco, até ver que está grossa. Por fim junta as gelatinas, escorridas, mexe bem. Pega nesse recipiente e põe dentro de uma vasilha com água fria. Vai mexendo sempre, para arrefecer bem, o mais depressa possível.

Em estando fria, deita por cima das gelatinas que estavam na forma.

Vai ao frigorífico novamente, até estar também bem frio.

Faz então 1 gelatina de pêssego, usando as mesmas quantidades de água (1.5 dl quente e 1.5 dl fria).Quando fria, despeja na forma. Vai novamente ao frio até ficar dura.

Por fim : Parte os pêssegos que achar necessários, em bocadinhos pequeninos e reserve.

Faz a outra gelatina de pêssego, com 1.5 dl água quente e 1.5 dl da água da lata do pêssego, à qual junta 1 colher sopa de açúcar .Junta os pêssegos e a outra metade do pacote de natas e as folhas da gelatina, bem escorridas

Vai mexendo para arrefecer mais depressa e despeja então na forma. Vai ao frigorífico, tapada com película auto aderente, de preferência de um dia para o outro.

Para desenformar mergulhar a forma em água a ferver, durante uns segundos, ou então pôr à volta uma toalha passada por água bem quente. Se quiser, passa uma faca por água a ferver e passa à volta da forma.

Esta é uma receita que requer algum tempo e bastante paciência, pois só se pode pôr uma camada depois da outra estar já rija.

Se tiver água bem gelada e a utilizar na confecção das gelatinas, abrevia, em muito, o tempo de confecção.

Parece difícil mas não é. É apenas trabalhosa e requer cuidado.

Mas o resultado, além de ser muito agradável à vista, é muito boa ao paladar, porque tem vários sabores e texturas diferentes.

BOM APETITE



pODE DECORAR COM MORANGOS INTEIROS E COM UMA PASTA DE ALGUNS TRITURADOS. SE TIVER PODE ENFEITAR COM UM RAMINHO DE HORTELÃ

21 comentários:

Katty disse...

Tem um optimo aspecto vou ficar com a receita,mais tarde irei experimentar,beijokas.

Bolota disse...

Meu Deus, meu Deus... isto é mesmo uma grande tortura... que bom aspecto!!...
Infelizmente, eu fico-me pela gelatina!!!

Bjos :o)

Mishi disse...

Oh minha amiga, deixaste-me a babar!!
Que aspecto delicioso... ai ai!

Anónimo disse...

Olá Turbolenta!!
Bigada pela visita ao meu cantinho.
Olha esse doce tem 1 aspecto óptimo, fiquei com água na boca. No Domingo vou ter cá amigos a almoçar e acho que me vou atrever a exprimentar fazer. Faço no sábado que assim se me calhar mal, sempre posso fazer outra coisa eh eh (é que eu na cozinha sou 1 desastre e o que seja simples, eu faço mesmo um desastre).
Beijocas.

Anónimo disse...

Olá,
tem um aspecto delicioso, acho que vou guardar a receita pa qdo estiver um cadinho mais magra.
Bjs

Juanita disse...

olá bem tem óptimo aspecto!!! hummmm até já estou com água na boca!!

beijocas

@n@ disse...

ola minha linda eu nen li como se faz esta delicia pq se nao tinha que ir fazer..lol..
isso nao se faz ai a nossa dieta
beijocas

emlinha disse...

huummmmm... que bom aspecto nina !!! bjinhos

Anónimo disse...

assim como assim, já ando na ginástica!!!! de qualquer forma, o trabalho que dá e preguiçosa como eu sou...

Zana disse...

Ai meus deus!!Que pecado tao bom!!!
Tive a mirar a foto mais de 5 minutos.Tem óptimo aspecto pa e entao de sabor nem se fala.
É um verdadeiro manjar dos deuses!!!
Tenho de experimentar.
Beijokas e obrigado por ideias tao fixes que tens vindo a postar.

Várias Paixões disse...

Bem Turbolenta isto engorda só de olhar, tem muito bom aspecto mesmo,sim senhora,quanto ao novo aspecto do teu blog tb gostei,está com um ar "xique":)
e já agora espero que estejas melhor do teu joelho...
Beijinhos Ana

Nokitas disse...

Pode mandar um destes para a malta do:
www.lusoprosecontras.blogspot.com
?
Provavelmente um não chega!
eheheheh
BONITO BLOGUE O SEU
PARABÉNS

Gio disse...

Hummmmm que me cresceu tanta agua na boca.... que delicia deve ser esse doce, segunda quando chegar ao serviço tenho que ver se não me esqueço de imprimir a receita....

E hoje la vou outra vez ao cinema ver o "Deja Vu", já viste também? Joquinhas

Aline Maria Barreto da Silva disse...

Olá... fiquei com água na boca!!!

Adoro gelatina!!!

Esse doce deve ser uma delícia!!!

bjos

Estela disse...

Ai que bom aspecto...nham nham...qq dia esperimento!
Beijinhos

turbolenta disse...

SUSANA:
nÃO CONSIGO COMENTAR ONO TEU BLOG.pORQUÊ??

Anónimo disse...

Ai, Ai, que tortura, infelizmente eu sou como a Bolota, fico-me pela Gelatina e frutinha.

Kisses e as tuas Melhoras

Anónimo disse...

OI TURBOLENTA
MMMMMMM ADOREI A RECEITA ,OLHANDO DA PRA VER QUE è UMA DELICIA ,VAMOS VER SE O MEU VEM IGUALZINHO AO SEU !!!
BEIJOS

Aline Maria Barreto da Silva disse...

Olá... muito legal sua dica para estrias.. ADOREI.. logo vou comprar este óleo que deve ser bem cheiroso!

bjos

Anónimo disse...

Até porque de vez em quando sabe bem cometer uma loucura..esta sobremesa é ideal, porque tem um aspecto de dar água na boca.

Parabéns, sempre com receitas geniais.

Obrigado por visitar o meu cantinho. Até breve.
Alda

Anónimo disse...

Bem.. e que bela invenção!
Já está copiada..