segunda-feira, julho 28, 2008

T U N I S I A ( FIM )


E porque tudo quanto é demais enjoa e a maior parte das pessoas já passou por estes sítios, hoje é a última postagem que faço sobre este país.Também já vos disse que se transporta tudo e dos modos mais engraçados que se possa imaginar.

Aqui, a célebre palha ( esta por acaso até é muito fina porque não vai de carroça mas de carro).

E o que leva lá em cima?

Uma galinha!

O tamanho não é problema.....
A caixa da camioneta não é grande?A mercadoria"cresce" em altura!
E por ser um país com uma enorme tradição em azulejos, reparem neste "painel" que apresenta o desenho típico dos tapetes.Feito em azulejo resulta num trabalho lindíssimo.
Uma breve passagem por El Jem, debaixo de um sol abrasador.E se o Coliseu de Roma impressiona, este não lhe fica nada atrás.

Estas são as ruínas do terceiro maior coliseu do mundo.
Construído no ano230 e capacidade para 27.000 pessoas.Está em recuperação, estando a empreitada adjudicada a uma firma portuguesa.
Foi neste hotel de Kairouan

com uns quartos lindíssimos (ai estes azulejos! ....que perdição!)
Com pétalas de rosa e rebuçados sobre a cama .Elas estavam ta
mbém sobre o tapete da wc (claroque aí não havia rebuçados....)
E Reparem nos enfeites nos lambris que uniam as paredes ao tecto.
Como devem saber ,por vezes eles tentam trocar artigos aos quais normalmente não têm acesso por outros que estão a vender.
2 pessoas do nosso grupo muniram-se disto:
POis... "aquelas cabecinhas pensadoiras" tiveram a feliz ideia de levarem para o souk, 2 conjuntos destes produtos para servirem de moeda de troca por artesanato local.
(mas porque é que eu não me lembrei também?)
Mas eu não me esqueci de tomar umas banhocas na piscina do hotel
Este é um clássico........Todos o conhecem...Todos ali pernoitam. Com os quartos em que as camas estão "escavadas"na parede e em que temos a sensação de estarmos a dormir numa casa primitiva escavada na rocha.
O Hotel Diar El Berber em Matmata .É em Matamata que existem as chamadas casas trogloditas.(as tais construções feitas para que os habitantes desta zona consigam resistir aos Verões escaldantes. Essencialmente baseiam-se na seguinte teoria : escavadas na terra. Na zona central foi aberto um enorme buraco que é aquilo a que podemos chamar o átrio e que dá acesso a todas as outras divisões da casa. Aqui não há janelas. Apenas uma porta para cada divisão.( e foi em Matmata que Steven Spielberg filmou alguns cenários de "A Guerra das Estrelas").Este realizador tem uma paixão por este país, dado que outros dos seus filmes também têm cenas gravadas por estes lados, tais como:"O Retorno de Jedi" , " A vida de Brian"e "OPaciente Inglês".

Aqui, no Hotel, no terraço sobranceiro à piscina.

E no pátio que dá acesso aos quartos.Reparem na diferença de cores nestes corredores. Não são luzes. Apenaso reflexo do sol que bate no chão e reflecte nas paredes brancas, a cor do chão: azul ou verde, conforme o 1º ou o 2º andar.

Estava no restaurante quando vi este pôr do sol lindíssimo, tendo como fundo as montanhas e em primeiro plano a piscina.

E à vinda dos oásis de montanha, havia que ter cuidado pois estes agradáveis "bichinhos" podiam atravessar a estrada sem avisar ( o que por acaso aconteceu ao jipe que ía à nossa frente)Numa imensidão de areia e pequenas dunas, mais um transporte típico da zona!

lol lol
Querem dar uma voltinha?

Quem quiser também pode utilizar esta bela piscina interior.
Esta é no Rain El Ain em Tozeur( o mesmo que mostrei no post anterior apiscina exterior e as traseiras com os tais tijolos amarelos)
Em Sousse : Barcos antigos utilizados em bares.
E depois de tanta estrada palmilhar , eis-me chegada a Monastir.
Para variar......o hotel tinha piscina E praia privativa( como quase todos).

Aqui um pormenor da decoração rendilhada utilizada nas paredes e escadas deste local onde descansei uns dias.
Aliás, é muito vulgar, mesmo nas casas, a utilização destes enfeites decorativos de gesso,(assim como colunas trabalhadas nas varandas)

Então......
Viva o descanso!
E que tal?

A partir da minha cadeira podia comprar de tudo.Aqui: um pacote de tabaco por 15 € e saídas de praia.

Mas havia: tamareiras, tâmaras, amêndoas caramelizadas, uvas, papagaios de papel....um pouco de tudo.

E para dar umas voltinhas, além dos camelos havia cavalos e póneis.

O pior é que o calor apertava!Mas apertava mesmo!....Havia que ir bem cedo para a praia.

O sol acabou de nascer!Foi assim que o vi da minha janela.
Desci à praia.O primeiro turista já tinha desembolsado umas notitas para passear a cavalo.

A praia estava ainda deserta.Nunca me imaginei às 6 e pouco da manhã, com meia dúzia de gatos pi
ngados e já com os corpos bem quentes do calor!
Quando há praia por perto, a piscina não é o meu forte.
Mas neste dia ela estava linda!

FORAM BOAS estas férias!
Mas o que é bom acaba depressa!
E por estes lados.......
Talvez um dia volte, com outras (2)companhias e para outra zona.

BOA SEMANA

7 comentários:

Helena disse...

Já!

Gostei muito Turbo. Obrigada pela partilha!


[E gostei da tua resposta abaixo. "Valentes" turistas que se "arriscaram" e devem ter tido o melhor dia daquela viagem.]

Gio disse...

Não enjoei nadinha... Estive hoje a ler todos os teus posts sobre este assunto e delirei com tudo o que li.

Eu também era assim como tu, mas agora como já não tenho o tempo que tinha durante o dia, o serão torna-se demasiado curto para tudo o que eu gostava de fazer. Por exclusão de partes e com muita pena minha o computador é sempre o que tenho que deixar para segunda escolha.

De qualquer forma e como o blog para mim não serve só para os outros lerem, vou sempre fazendo alguns apontamentos por pequenos que sejam e com algumas fotos para que eu possa "mais tarde recordar". Penso que também deves ser um pouco assim como eu.

Gosto muito quando passo no meu cantinho e vejo os teus extensos comentários. Há pessoas que passam por lá e que dizem olá só para marcar presença, tipo eu passei por aqui agora vê lá se também passas por lá, mas há pessoas que passam por lá e que sinto que gostam de falar comigo e de partilhar... tu és realmente uma delas.

Para variar fica aqui o desafio... para quando um cafezinho??????

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

E fim?!Jáaa?
Gostei muito dete teu ultimo post em jeitos de despedida...ate pq eu sou fã de hoteis e piscinas e pribvate beaches...ehhhh....gaja fina, q queres?
Adorei os detalhes q nos mostras-te,,,n só neste post cm nos anteriores...
se um dia decidirmos finalmente ir á tunisia,vou-te xagar para me dares tds as dicas...espero q n te importes!

beijinhos

turbolenta disse...

Resposta Framboesa:

Uma dica que te pode ser muito útil(para as tais trocas):Além do muito que já escrevi sobre o assunto: Canetas...esferográficas...mas que tenham qualquer coisa em Português e isqueiros.Isso é que é mesmo tiro e queda! Troca certa!

turbolenta disse...

Resposta a Gio:
Tens razão quando "insinuas" que eu tenho todo o tempo do mundo! Sim. De há pouco tempo a esta parte ele não me falta.Se para bem ou mal...lá havemos de chegar!

Ana in UK disse...

Lindas fotos!! ;)

maria-joão disse...

Querida Turbolenta, gostei muito mais de ler este post que aqueles panfletos que nos dão nas agencias de viagens. As tuas reportagens são de longe muito melhores. Muito obrigado.