quinta-feira, junho 21, 2007

SANTARÉM E OS SEUS AZULEJOS


SANTARÉM

Esta conhecida cidade é denominada. “A CAPITAL DO GÓTICO”

Quem a conhece sabe que é uma bela cidade.

Nas minhas incursões pelas aldeias, vilas e cidades de Portugal, eu não me interesso apenas pelas paisagens em si ( e pela boa comida), mas também pela arquitectura, visito (se estiverem abertos) os monumentos e, como se costuma dizer: meto o nariz em tudo quanto é sítio.

Sou demasiado curiosa, para passar, olhar vagamente e não me interessar por determinados pormenores, que sei, infelizmente, passam despercebidos aos olhos de grande parte dos visitantes.

Ora, se Santarém tem a denominação que acima referi, eu fotografei também um pouco das fachadas de edifícios da zona antiga da cidade, onde há azulejos antigos, demasiado lindos para não serem vistos e que, mereciam mais atenção de quem de direito, pois em muitos sítios eles estão mal preservados .

Como sabem, Portugal tem uma tradição bastante grande nesta arte. Antigamente havia imensas fábricas, eles eram pintados à mão, de cores fortes e desenhos lindíssimos. Aqui vai uma pequena amostra.

Gostam?


14 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

É em Santarém que há as "portas do sol", não é? Já não vou lá há uns anos, mas recordo-me que era uma cidade bastante gira. E gosto, realmente os azulejos são uma arte portuguesa bastante típica e bonita.

Beijoca!

Anónimo disse...

Resposta ao rafeiro:sim.Com uma linda vista para o rio e a lezíria.
boas vendas!

turbolenta

peace_love disse...

Não sou apreciadora de azulejos :P

MAs também aprecio os monumentos e arquitectura!

susana disse...

Gosto!!

Nao conheço bem Santarem mas ja estou com "agua na boca" para disfrutar a linda vista para o rio e a leziria :)
beijinhos

Anónimo disse...

Portugal é muito bonito, não só em monumentos como mesmo em paisagem. Pena que nós os Portugueses nem sempre saibamos apreciar o nosso pais e que procuremos a beleza em outros fora.

Bjs

Mónica

Amora disse...

Sim...gosto!

(Mas nunca fui a Santarém!)

maria-joão disse...

Há anos que não vou a Santarém! Tenho de lá ir qualquer dia.

Amora disse...

Obrigada pela força!!
Não é que não esteja habituada a estar sem a minha filha, pois desde bebé que por questões de trabalho ela e eu nos habituamos a estar um para cada lado.
Desde dos 5anos dela (que agora tem 9), que em vez de pagar a praia no colégio, prefiro que ela fique com os avós...que ela adora e eles desfazem-se por ela.
Por outro os 1ºs 15 dias sem ela, são bastantes descansados...mas depois?!!!
Enfim: Em todo o caso estou perfeitamente de acordo, que habituados desde criança a estas coisas dão-lhe outro estofo no futuro!!!
Muito obrigada pelo carinho.
Bom fim de semana

Helena disse...

Também gosto muito de admirar a velha arte da azulejaria portuguesa, há coisas lindíssimas. E tens razão muitas pessoas passam por eles sem sequer reparar. Os dois primeiros são muito bonitos. Belo poste! Bom fds, com sol de preferência que eu quero dar um salto à praia. Beijos.

ximiusa disse...

bem bonitos!! lembra-me o 9º ano, kdo tive k inventar o meu próprio azulejo. graças a deus que a mae da minha colega era arquitecta, AHAHAHAAHAH.
penso eu k nao conheço santarem, oh kem m dera fazer visitinhas como as k tu fazes pelo país!
MTO BEM!!

Eu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anitA disse...

sim, eu gosto muito...gostei do facto de te focares num tema (azulejos) :P eu sempre gostei dos azulejos portugueses, kt mais antigos melhor....tradiçao mudejar
um beijinho (ps espero que passeies muito)*
ANA koln

Lídia Lopes disse...

Bela cidade. Adoro!
Beijos e bom fim-de-semana.

Osc@r Luiz disse...

Ah! Querida!
Vou roubar esse post inteirinho pra mim. Vou postar lá no "Flainando na Web" meu outro blog (não o que você linka, o outro).
Logo no começo dele, eu fiz um post sobre azulejos que talvez gostasse de conhecer. Está nos arquivos. Mãos à obra!
Beijo!