domingo, maio 16, 2010

CHARTRES


CHARTRES

Estas fotos fazem parte do meu álbum de recordações.
Uma ida a Chartres - 90 km a sul de Paris - 1 hora de combóio.
Esta cidade está geminada com a nossa cidade de Évora.
A ideia que eu tinha era de uma vila medieval ,algo pequeno, em que o principal ponto de interesse seria a catedral gótica ali existente e demasiado famosa para eu a não conhecer, e que desde 1979 é considerada Património Mundial pela Unesco.
Apanhamos o combóio na gare de Montparnasse.Uma viagem calma com passagem bem perto do Castelo de Versailles.Campos a perder de vista de cultura de morangos.Tantos!E afinal...alguém encontra explicação para o facto de,por aquelas bandas eles serem muito mais caros que aqui em Portugal, quando afinal, os que aqui compramos são importados daquele país?
Á chegada a Chartres o pior dos cenários esperava por nós: chuva e um dia cinzento e bastante frio.Estava mal para o tal passeio a pé lá pelo burgo...
Quase em frente da estação onde descemos, havia um café. Entramos.
Foi-nos servido um café, bem à moda da nossa bela bica. Quando olhamos para as chávenas elas estavam escritas em português. Uma agradável surpresa.
Sabíamos que em França há muitos portugueses,mas gostamos de os "apanhar"onde menos esperamos. Depois...acabámos por sorrir uma para a outra. Nada perguntámos. A dúvida subsistiu..Seriam mesmo portugueses?
Entretanto, cá fora a chuva tinha amainado um pouco.Ora então.....pernas ao caminho antes que se faça tarde.
As torres da Catedral eram bem visíveis, sobressaindo acima do casario.Paredes meias: o turismo.A entrada habitual , a procura de panfletos e circuitos pedestres e estavamos preparadas para descobrir esta cidade medieval.
Era semana santa e a catedral estava em festa. Dizem que por altura da Páscoa, os bancos da nave central são retirados, deixando à vista o famoso labirinto.
A verdade é que estava realmente lá no chão, mas a catedral estava repleta de bancos ao longo de toda a nave central.
Vale a pena admirar a majestuosidade e beleza desta fabulosa arquitectura gótica e das suas 150 janelas medievais com vitrais.
Quando saímos, a chuva tinha passado. Voltou novamente na hora do regresso.Fizemos o chamado circuito turístico, visitando todos os locais assinalados no mapa que nos foi dado.
Também visitamos a igreja Saint-Aignan. Também ela repleta de vitrais.Menos sumptuosos que os da catedral, mas nem por isso menos interessantes.

Ainda passamos por uma feira de antiguidades no largo da igreja de Saint-Pierre.
E se aí tivessemos chegado uns minutos antes algo não teria escapado à minha filha: uma bicicleta antiga, cor de rosa.Foi um passeio agradável.
As ruas estreitas, quase sem carros, as casa muito antigas, o mais diferentes umas das outras quanto se possa imaginar.
Não sei se foi em tempos mercado de legumes. O certo é que, naquele dia, havia lá também uma feira de velharias.

Esta é a fachada daquela que penso ser a casa mais antiga do burgo.É uma casa do século XV-XVI do fim da época gótica. Na fachada tem colunas de madeira esculpidas com imagens de S.Vicente-S.João Baptista com o cordeiro- e Santa Bárbara.

Um pequeno rio (EURE) que atravessa uma parte da cidade e que proporciona imagens deslumbrantes.
E agora a prova do crime...
Claro que não os comemos todos...nem de todos...
lol lolEvidentemente que tivemos as nossas merecidas paragens para almoço e lanches...
E um pouco de moda nas montras daquela pacata cidade
Qual a vossa opinião?
SERIA ESTE UM LOCAL QUE GOSTARIAM DE VISITAR?

E para quem ficou com curiosidade em saber algo mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Chartres


http://catedraismedievais.blogspot.com/2008/04/vitrais-da-catedral-de-chartres.html


http://www.debatesculturais.com.br/?p=3724

6 comentários:

Anónimo disse...

Em primeiro lugar quero agradecer pelas magnificas palavras e descrições, que nos fazem viajar e esquecer um pouco os problemas do dia a dia.

Para que como eu não tem possibilidades finanaceiras para viajar, vai viajando assim com as belissimas imagem e comentarios, e por momentos nos imaginamos lá....

Adorei, tudo, se nas fotos é lindissimo...imagino que "ao vivo" é deslumbrante.

As tuas melhoras, beijinhos grandes.

Alda

Mamã Martinho disse...

Sem dúvida alguma. França é um dos destinos que tenho curiosidade em visitar e agora já tenho mais uma cidade á lista. Obrigada por esta descrição e as fotos que partilhas, deu para conhecer um pouco mais um País desconhecido.

Bjs

Mónica

Natércia Ramalho disse...

Alá minha amiga!!!
Para mim só mesmo em sonhos claro que gostei muito das fotos amei mesmo tudo...vai rir é mesmo para isso só posso mesmo ver os grandes peixes que o meu menino vai pescando...um beijinho do coração e desejo muito as melhoras.

Rafeiro Perfumado disse...

Eu sei que isto soa mal, mas acho que já visitei esta localidade. Pelo menos a catedral e as vistas do rio parecem-me familiares. Tenho de ir aos álbuns para ter a certeza. Em todo o caso, um sítio a rever, sem dúvida. Quanto aos vitrais, os mais fabulosos para mim são os da Saint-Chapelle, em Paris (andar de cima). Beijocas!

anitA disse...

olá..bela reportagem :p

D* disse...

Que engraçado...o meu pai esteve nesta cidadezinha ha quinze dias...

beijinhos