terça-feira, maio 18, 2010

AS FARPAS - DE EÇA DE QUEIRÓS

FOTO TIRADA DA NET
José Maria Eça de Queirós
Nasceu na Póvoa de Varzim em 25.11.1845
Faleceu em Paris em 16.08.1900



Foi um dos grandes escritores e romancistas portugueses.
Muitos dos seus livros fizeram parte da minha leitura do tempo de estudante do liceu. Além do obrigatório ,acabei por adquirir uma grande parte das suas obras literárias.
Mesmo nos nossos dias, continua a ser um autor sempre actual, que se lê com bastante agrado.
ESte autor tinha aquilo a que podemos chamar uma visão futurista acerca de muitos dos problemas da nossa época actual.
Dos muitos livros que escreveu, muitos são sobejamente conhecidos de todos nós.
Quem não leu: "O Crime do Padre Amaro"- "Os Maias"- "As Cidades e as Serras" - "A Ilustre Casa de Ramires" ou "O Mistério da Serra de Sintra"?
Apesar de ser um pouco menos conhecido, "As Farpas" parece ter sido escrito , à pressa, de há 2 semanas a esta parte.
E, a páginas tantas, Eça escrevia :

"...Nós estamos num estado comparável sòmente à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesma trapalhada económica, mesmo abaixamento de caracteres, mesma decadência de espírito.
Nos livros estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico e que pela sua decadência progressiva, poderá... vir a ser riscado do mapa da Europa, citam-se a par, a Grécia e Portugal".


Como é que ele ao escrever este livro(1890/1891) soube prever, exactamente a nossa situação no distante ano de 2010?
Não deixa de ser curioso, não acham?

Não me lembro bem do seu conteúdo . Mas parece-me que o vou "repescar" ao meu sótão e lê-lo com atenção.
Será que ele também já sabia, nessa altura, quais os números do Euromilhões?



5 comentários:

anitA disse...

uwau..a menina ainda escreve...mt culta..n conhecia esse livro do senhor eça..
passa no meu..bem sei k nunca venho ao teu..mas nao é por mal e o meu é kuase exclusivamente para ti :P

Mamã Martinho disse...

Realmente, ou ele já tinha uma grande visão, ou nada mudou ao longo deste tempo...

Bjs

Mónica

Anónimo disse...

Mais uma prova de que não evoluimos nada....

E como está a n/ doentinha? As melhoras.

Beijinhos

Alda

turbolenta disse...

resposta a Alda:Já nem sei o que diga.Há dias muito preocupantes e dolorosos. A fisioterapia é muito dolorosa.Ontem fui ao ortopedista:disse que eu não tenho tanta mobilidade no braço como quando me tirou o imobilizador do braço.Disse que tenho de fazer todos os movimentos menos levantar o braço com movimentação para trás. O pior é que ele não quer levantar muito...POr isso vou para a semana fazer um ressonância pois ele suspeita que devo ter feito uma rotura muscular. A ver vamos... Entretanto, a fisioterapeuta diz que não faça esforços nem muitos dos movimentos que o médico disse que devia fazer,tais como passar roupa,chegar a torneiras mais altas,armários etc.. Vá lá perceber isto. O que sei é que, qualquer esforço maior e são dores...
Obrigada pelo cuidado
beijos.

turbolenta disse...

turbolenta disse:
quanto á bacia. Fiz ontem radiografia. EStá a consolidar bem.AS dores não são constantes e são suportáveis. Não tomo nada para evitar dores, senão estava drogada