sábado, maio 29, 2010

ARTE DE RUA


Ontem, vi em Lisboa, ( já nem sei dizer ao certo qual a rua), um mural muito bem feito. Era a utilização de um velho muro em ruínas, que os "artistas" pintaram primeiro de branco.Por cima, os desenhos estavam demasiado bem feitos para eu não os apreciar com devido apreço.Enquanto vinha no carro lembrei-me que, na verdade, há pessoas cheias de valor,muitos delas autodidactas e sem qualquer formação na área das Artes, mas que fazem obras espectaculares e que até é pena ficarem, assim, ao abandono em qualquer muro perdido.Eles deveriam ser aproveitados para benefício público.
Seria uma óptima ideia ( e bem mais barata que pedir a participação de consagrados pintores da nossa praça), se, por exemplo, nas futuras estações do metropolitano fossem construídos grandes painéis onde cada pintor de rua pudesse mostrar os seus dotes artísticos.Se as plataformas fossem forradas a azulejos brancos e os tais painéis , todos de iguais dimensões e com um estilo de armação à volta,(estilo caixilho de quadro), fossem colocados ao longo das plataformas, penso que elas ficariam bem diferentes, acolhedoras e sempre iam distraindo as pessoas para os eventuais atrasos verificados com o transporte.Bastaria ser aberto um concurso público.Os candidatos seriam obrigados a apresentar um projecto, que, depois de aprovado, teriam de realizar, tal qual apresentaram. O Metropolitano de Lisboa forneceria todo o material. Qualquer obra de restauro posterior, ficaria a cargo do "artista"que o fez.Evidentemente que esse trabalho seria pago, mas nunca com aqueles montantes exorbitantes que conceituados arquitectos e pintores levariam pela decoração do mesmo espaço.
Penso que todos ganhavamos com esta parceria.(Monetariamente) o Metro.Visualmente os utentes.Repescando nos meus arquivos fotográficos, deixo-vos um pouco do que se faz em alguns países europeus.
Paris:
Itália (Cinq Terre)
Berlim:
Aqui um exemplo da parte lateral de um prédio, decorada a preceito. POr cá bem poderíamos fazer algo semelhante. A cidade ficaria bem mais colorida e bonita.

Holanda:(Amesterdão)
Eis-nos chegados a Portugal.
Estas fotos foram tiradas a alguns "bonecos" no Seixal, no Outono 2009. ERa uma iniciativa de grafittis promovida pela Câmara Municipal .Havia-os lindos, bem feitos, cheios de sensibilidade, bom traço e cor.Ora digam lá se não temos gente bem capaz de dar vida, com sucesso, a um projecto como eu idealizei...
E havia muitos mais, muito bem feitos por sinal.
A minha grande dificuldade foi escolher quais os que havia de colocar aqui.
Pronto...nem todos serão muito bons a desenhar...
Alguns....preferem escrever......
E nem sempre da melhor forma!
lol lol

Qual a vossa opinião?

3 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Há por aí muitos bons artistas, sem dúvida, que poderiam praticar a sua arte embelezando a nossa cidade. O pior são os tipos dos "tags", que apenas gostam de conspurcar...

Mamã Martinho disse...

Concordo plenamente contigo. Sem dúvida ficariamos todos a ganhar com esta tua ideia. Tens é de a fazer chegar aos altos níveis para que se concretize!

Bjs

Mónica

Anónimo disse...

O grafite é sem duvida uma arte é que como tu dizes muito bem poderia ser aproveitada para embelezar determinados espaços. Há grafites tão bonitos, como se de uma tela se tratasse....mas o problema é mesmo conseguir ser aceite. Até porque por uns pagam os outros, já o velho ditado o diz, e por alguns que de arte nada percebem e que decidem grafitar uns hieroglifos,em qualquer parte, pagam os que realmente saberiam fazer algo bem bonito.

Beijinhos

Alda