quinta-feira, setembro 16, 2010

O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO É UM PORCO OU UM CÃO?



Nestes últimos dias, finalmente, consegui apanhar uns belos dias de praia.

Tal qual como eu gosto: pouca gente e uma água a uma temperatura óptima.

Dias de merecido e retemperador descanso, para observar a natureza com mais atenção.


Pude apreciar novamente a migração das aves. Este ano acho que se foram embora quase um mês mais tarde que o habitual, levando os filhotes nascidos no nosso país e voando milhares de quilómetros até países mais quentes.

E no próximo ano regressarão em força por alturas de Março/Abril para nidificarem

de novo nos mesmos locais.

Mas eu não andei só com os olhos no céu.

Também vi uns placards que vos quero mostrar.

O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO É UM PORCO OU UM CÃO?




Boa pergunta!

E quando ela nos é feita num outdoor de grandes dimensões pode levar-nos a que a façamos a nós próprios.

Por mim sei bem qual a resposta que dava a esta pergunta.

Mas também sei que, a maior parte dos animais de estimação referidos no cartaz só podem ser asseados nas casas dos donos.

Eu explico: os donos acham que “as necessidades” dos animais não devem ser satisfeitas nas casas onde coabitam com os donos (na maior parte dos casos em andares), mas sim na via pública.

Então, é ver os animais saírem as portas dos prédios todos encolhidos, a correrem desalmadamente, não conseguindo ir mais além que a beira (ou o meio) do passeio e…zás…aliviam-se mesmo ali.

Infelizmente, uma grande maioria dos donos não se digna fazer-se acompanhar de um par de luvas e de um saco de plástico para “limpar” os dejectos dos seus amiguinhos de estimação.

Depois… quem por ali passar que faça o favor de se afastar se não quiser levar “um presente” mal cheiroso agarrado aos seus ricos sapatinhos.

Neste placard a Câmara não faz o favor de nos informar qual a multa devida nos casos em que “o presente” fique no meio da rua.

E é uma lacuna, pois tal também deveria ser anunciado.

(um destes dias vou procurar melhor pois acho uma injustiça a Câmara não se ter lembrado que os gatos também são animais de estimação... que alguns defecam na via pública # como o do meu vizinho que vem à trela e cujo dono não traz o tal saquinho de plástico# ....)

Mas neste outro placard existente a uns 200 metros do outro...


Aqui há coimas anunciadas para os infractores.

E não são nada meigos no valor que anunciam.

Ou melhor: Pensando bem o montante ainda devia ser maior. Mas para aplicar mesmo!

Assim talvez os prevaricadores pensassem duas vezes antes de despejarem o lixo onde não devem.

Não era apenas para ser anunciado num cartaz que, afinal, até já tem algum tempo, de tão desbotado que está.

E com esta me vou por hoje.

Pode ser que o sol raie de novo, com força, para eu esticar a perna no areal.

3 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Não é o animal que pode ser um cão ou um porco, o placard deveria ser mais dirigido aos donos. "E você, é um cidadão cumpridor ou um porco javardo?". Acho que assim ficaria melhor...

Beijocas!

Mamã Martinho disse...

Andas-te pelos meus lados! Que tal lá ires este domingo?
(http://tricotseixal.wordpress.com)

Bjs

Mónica

Anónimo disse...

A passear pelo Seixal, eu moro e trabalho no concelho do seixal, se calhar já nos cruzamos sem saber eheheh.

beijinhos
Alda