Bem sei que dizem ser uma forma de expressão (dita cultural)…Que representa uma certa classe, geralmente juvenil.Mas não é coisa que eu aprecie.E tenho direito a ter opinião!E quando digo isto não estou a referir-me aquelas verdadeiras obras de arte, feitas por autênticos artistas profissionais de graffitis, bem desenhadas, bem pintadas, de intenso colorido, que são um verdadeiro deleite para a nossa vista.
Essas merecem toda a minha atenção (e até fico com muita pena de não conseguir fazer algo assim).
Estes últimos deviam ser apoiados e aproveitados, tendo em vista o reconhecimento pelo bom trabalho produzido, e, como tal, deveria ser devidamente preservado e, por isso mesmo, estar em locais de culto , tal como uma obra de arte está num museu. Preservado.Qualquer um a podia visitar.
Ela não estaria na rua, à mercê das intempéries nem à espera que os outros, os tais a que primeiro aludi ao dizer que não gosto deles e, num gesto de total desprezo pelos verdadeiros “artistas” e
stragassem a obra com garatujadas que nada dizem ao mais comum dos mortais.
Talvez a Marisa Cruz pense como eu, senão não teria chamado alguém com valor para decorar o interior da sua loja de roupa .
Casualmente na 5ª feira fui a Lisboa .À zona de Santos e subi até à Bica e Chiado.
Gostei do percurso por aquelas ruas inclinadas e estreitas que os turistas tanto apreciam.
Havia-os lá “às carradas” de máquina
Mas, no meio do meu encantamento, algo me chocou profundamente.Como é possível que a maior parte das paredes daquelas velhas e típicas habitações da Lisboa antiga estejam repletas de : riscos, letras e de garatujadas ?
Aqui, inicialmente alguém pintou um graffiti. Logo veio um "escrivão "fazer umas letrinhas por cima.
Ora aí está um boa tomada de posição!
Se fosse eu fazia o mesmo!
Pena que seja só no Bairro Alto que tenha havido esta tomada de posição.
Devia haver leis neste sentido. As Câmaras e Juntas de Freguesia deviam poder ter uma palavra a dizer.
Ninguém devia ter direito a estragar e sujar o património das outras pessoas.
Cada um devia ser responsabilizado pelos seus actos.
(Fonte C.Manhã):
Fachadas do Bairro Alto
Graffiters limpam.
Os detidos em flagrante delito a pintar graffitis no Bairro Alto, Lisboa, serão castigados com a limpeza e pintura da fachada que danificarem, de acordo com um protocolo assinado ontem entre Francisca Van Dunem (Procuradora-Geral distrital de Lisboa), a Câmara e a P.S.P.
Posto isto, lembrei-me que, mal tinham tirado os andaimes ao prédio onde eu comprei um andar, (no qual apenas e ainda 2 casas haviam sido vendidas)…. e logo apareceu “ uma inteligência” que num fim de tarde o foi “autografar” todo a preto.
Teve azar!
Assinou a obra.
Alguém viu e o construtor apanhou-o de seguida.
Os pais foram chamados a reparar os danos e obrigados a pagar a limpeza de toda a fachada danificada. Em casa, o “menino” deve ter levado uma reprimenda, pois este “ artista” nunca mais produziu nada igual!
Pelo menos por aquelas bandas!
Posso saber qual a vossa opinião?
15 comentários:
bem sou a 1ª!!
pois eu destesto ver essas gatafunhadas nas paredes!!
como sabes tenho um filho e se algum dia ele fizer uma "proeza" dessas, serei a propria a obriga-lo a limpar!!
acho que há sitios apropriados para tudo...e rabiscos nas paredes não senhora!!
aqui á uns anos atrás, hove um engraçadinho desses que resolveu escrever umas palavras no meu carro...letras vermelhas, carro branco! como podes deduzir fiquei radiante!! acho que se tivesse apanhado o inteligente, que o tinha feito limpar aquilo com a lingua!!
beijocas
Pois a minha opinião deve ser a de qualquer pessoa com um minimo de testa... e como a tua. Pinturas sim, rabiscos não. Aqui no Seixal volta e meia fazem uns concursos de grafitti ao pé do Forum e isso sim, encontram-se por la algumas obras de arte.
Fantásticas as tuas fotos e a chamada de atenção - há uns bons 20 e tal anos que não passo aí - tinha uma tia que morava aí perto e na altura gostava imenso de deambular por essas zonas. Tenho que lá voltar! Obrigado pela sugestão!!!
Muitos beijinhos!!!
Sim, é mesmo verdade. Não devia acontecer assim. Há liberdade mas tambem é preciso haver respeito pelas coisas, pelas casas, pelos espaços.
Um beijinho*
a saude vai bem? :)
Eu não gosto nada de TAGS... ha uma entidade aqui em Paris que passa com os seus mini camiões na cidade inteira e é tudo para trabalhar limpado as porcarias que os putos escrevinham aqui e ali. Ha a arte (os verdadeiros desenhos) e ha a mais besta sujidade... e falta de respeito com o patrimonio...
Beijo meu ♥,
A Elite
Deviam ser os próprios a limpar a porcaria que fazem!
beijocas
a minha opinião é a mesma que a tua, gatafunhadas NÂO!!! e essas ruas e essas zona que acho lidissima é uma pena estar toda riscada. E gostei quando ouvi a noticia que já andavam a tratar(limpar) do bairro alto! Pena que essa gente que gosta de riscar volte a parecer quase de certeza!!! deveria haver uma tomada de posição séria em relação a castigos a esses engraçadinhos. Grafitti gosto com certeza. Há grandes artistas... mas isso é outra coisa!!!
boa semana!
bjinhu
Também sou da mesma opinião....adoro grafitti pois acho que é uma arte como outras que há, mas o que fazem por ai não se chega nem aos calcanhares dos que fazem grafitismo de verdade, nem sequer são rabiscos de quem esta ainda a aprender, são sim...uma autentica porcaria ( para não dizer outra coisa), são riscos, especies de assinaturas, gatafunhos que só poluiem os nossos olhos....odeio
beijinhos
Alda
Graffitis sim tags não.
Adoro a esplanada do Adamastor, com a sua vista de cortar a respiração, em noites de Verão. E os bares da Bica! Ai bejecas, ai Verão!
Já em tempos escrevi sobre este tema. Há, efectivamente, alguns artistas que merecem ter as suas obras em exibição, sempre e quando os locais onde o façam sejam autorizados. Agora a maioria, esses era dar-lhe um tal enxerto de porrada e no fim limparem a parede com o focinho. Garanto que não voltavam a fazer o mesmo...preni
Preni? Vez no que dá a porcaria do Word Verification?!? AHHHHHH!!!
a minha franca opinião é k deviam limpá-los c a lingua! já vi grafitis espectaculares. Andei inclusive numa escola secundaria onde se disponibilizou um muro p grafitar... em condições... akelas tretas escritas à toa p mim n são arte... são badalhokice mm!
Bjs
passei para te deixar uma beijoca!
tou de volta...aos poucos...
beijos
Já é a 4ª vez que aqui venho e continua a mesma garatujada? Ai...
O trabalho na loja Marisa Cruz foi feito por Ricardo Quintela da http://www.glesc.net
Enviar um comentário