terça-feira, maio 13, 2008

O SOL QUANDO NASCE NÃO É PARA TODOS


http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1328604&idCanal=12

ESCUSO-ME DE FAZER COMENTÁRIOS.

MAS NÃO FIQUEI CONTENTE COM O QUE LI.

( O MEU COMENTÁRIO NÃO SERIA MUITO SIMPÁTICO)

ACHO QUE TODOS DEVEMOS SABER UM POUCO DE QUEM GOVERNA ESTE PAÍS.


13.05.2008 - 13h33 Luciano Alvarez, em Caracas

O primeiro-ministro, José Sócrates, o ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, e vários membros do gabinete do chefe do Governo violaram a proibição de fumar no voo fretado da TAP que ligou Portugal e Venezula e que chegou às cinco horas da manhã de ontem a Caracas (hora de Lisboa, 23h30 na capital venezuelana). O assunto foi muito comentado durante o voo por membros da comitiva empresarial que acompanha Sócrates e causou incómodo a algum pessoal de bordo.

O supervisor do voo, a segunda autoridade a bordo logo após o comandante, disse não ter dúvidas de que era proibido fumar a bordo e, embaraçado, falou em “situações de excepção”. Um assessor do primeiro-ministro disse que “é costume” e que as pessoas [que iam a bordo] “não se importaram”.

O Airbus A 330 da TAP saiu de Lisboa às 21h00 de segunda-feira. O filme de segurança foi claro a explicar que aquele era um voo de não-fumadores, as luzes de proibição de fumar mantiveram-se acesas durante todo o percurso de oito horas e no folheto de segurança era também claro e explicado em letras garrafais a proibição.

Pelas 23h00, servida a refeição, alguns membros do gabinete do primeiro-ministro, que seguiam na traseira do avião, onde estavam também os jornalistas, começaram a dirigir-se para a frente da aeronave com maços de tabaco na mão. Falavam entre si no facto de “já se poder fumar”.

O local escolhido era a zona de serviço de pessoal de bordo, na parte da frente do avião que dividia a classe executiva, onde seguia o primeiro-ministro, os ministros e os secretários de Estado, da classe económica. Uma cortina junto à porta de emergência escondia os fumadores dos restantes passageiros. No local o cheiro a fumo era intenso. Um membro do pessoal de bordo aconselhava os fumadores a levarem copos com água para apagar os cigarros.

Atrás das cortinas

Embora escondidos atrás da cortina, os empresários que seguiam mais à frente podiam ver tudo. Pelas 23h30 foi a vez do próprio primeiro-ministro se esconder atrás da cortina e acender um cigarro. Voltaria lá mais uma vez, como o PÚBLICO pode ver, cerca de meia hora mais tarde. Entre alguns dos empresários ouvia-se em surdina frases de espanto e de critica. “O primeiro-ministro que restringiu e bem o fumo em Portugal devia dar o exemplo. Isto é uma pouca vergonha”, disse ao PÚBLICO, ao abrigo do anonimato, um dos empresários que se mostrava mais agastado com a situação, explicando que estava ali “para tentar fazer negócios e não arranjar problemas”.

Com o avançar da noite as coisas acalmaram junto à “zona de fumo”. Pelas duas da madrugada o primeiro-ministro, membros do seu "staff" e alguns empresários reuniram-se em conversa junto à “zona” fumo, apesar de nesse momento e durante cerca de uma hora estarem acesas as luzes de obrigatoriedade de os passageiros se encontarem sentados e com os cinto de segurança apertados. Nessa altura, alguns já nem se escondiam atrás da cortina para fumar. Pelas 3h05 o próprio primeiro-ministro, que nesse momento falava com alguns gestores da industria farmacêutica, acendeu um cigarro à frente de todos, desta vez também sem se esconder atrás da cortina.

João Raio, supervisor do voo TAP, contactado pelo PÚBLICO ainda durante o voo, começou por dizer que aquele era “um voo fretado” e que “às vezes” aquelas situações aconteciam. Questionado pelo PÚBLICO se era ou não proibido disse não ter dúvidas que era. “Às vezes há estas situações de excepção”. Contou então como as coisas aconteceram. “Algumas horas depois de o voo ter partido o ministro Manuel Pinho foi fumar. Ninguém me tinha perguntado se se podia ou não fumar. Fui falar com o comandante que não gostou da situação, mas que disse para arranjar uma zona para fumar, se não ainda acabariam a fumar no 'cockpit'”.

Repetiu depois que nem ele não o comandante tinham dúvidas de que era proibido e revelou saber que já em outras ocasiões o primeiro-ministro tinha fumado em voos TAP: “Acho que até já li nos jornais.” Alguns jornalistas que habitualmente acompanham as viagens do primeiro-ministro confirmaram ao PÚBLICO que já não é a primeira vez que José Sócrates fuma nos voos.

Já em Caracas, o PÚBLICO confrontou Luís Bernardo, assessor do primeiro-ministro que acompanhou a viagem, sobre o facto e sobre as criticas que alguns empresários fizeram. “Já é costume. Já aconteceu em outras viagens. Ouvimos as pessoas que não se importaram”, afirmou. O PÚBLICO não viu, nem ouviu em nenhuma ocasião durante as oito horas de voo algum membro do gabinete do primeiro-ministro questionar fosse quem fosse sobre a possibilidade de se fumar a bordo, num voo onde foi sempre claro que tal era proibido.

O PÚBLICO viaja num avião fretado pelo gabinete do primeiro-ministro.









7 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Sabes, Turbolenta, fui lendo esta notícia e fui ficando vermelho de raiva. A única frase que me vem à cabeça e que não tem asneiras é "somos todos iguais, mas uns são mais iguais que os outros".

Beijo.

Aninha disse...

Triste, muito triste... Nem tenho comentários para isto... Enfim, é o país onde vivemos...

beijinhos**

Anónimo disse...

Realmente é revoltante. Acho que devia ter sido tomada uma medida contra os fumadores independentemente de quem eles eram.

Mónica

Anónimo disse...

Oi!!
Gosto do que escreves...
Quanto a este post/noticia, só tenho a dizer - Se o exemplo não vem de cima como querem que cumpram as leis por eles impostas... mas isto aplica-se a tudo neste país.
Bjinhos
P.S. Vou linkar-te Ok?

Anónimo disse...

Bem!!
Grande comentário.
Vendo pelo teu ponto de vista,tens uma certa razão.
Como deves ter reparado ainda sou novata nestas coisas de bloggar e por vezes sou apanhada de surpresa em algumas situações.
Quando criei o meu blog foi no sentido de poder trocar ideias, experiências e opiniões sobre alimentação saudavel, reeducação alimentar, exercicios e afins.
Li alguns blogs que achei interessantes e segui-os regularmente...
Porque fazer dieta é bem mais complicado do que postar o que se come, porque depois vem os altos e baixos,o desanimo e etc...
Então umas palavras de apoio de quem é "veterano" nestas coisas ajudam muito na continuidade do processo.
Isto tudo para dizer que gostei do teu blog gostei da tua frontalidade e vou passar por cá mais vezes!!!
Bjos
P.S. As receitas parecem deliciosas
vou experimentar ;)

Anónimo disse...

Acho que esta tudo dito no titulo que colocas neste post.

Esta mais do que provado " o sol quando nasce não é para todos" a quem tenha que se contentar com a Sombra.

Este pais precisa que haja união e talvez outra revolução contra estes politicos, que gozam connosco todos os dias.....

ja estou enraivecida....

Beijinhos.
Alda

Victória disse...

Olá, gosto muito do que escreves e da forma como o fazes, criei um blog sobre RA onde te linkei e adorava a tua visita! Continua com essa garra! Beijinhos