terça-feira, julho 13, 2010

RUÍNAS DE CONÍMBRIGA

As 2 últimas fotos são o jardim junto à bilheteira e o jardim interior do museu.

Porque será que passamos tanta vez bem perto de locais tão interessantes e plenos de história e acabamos por os não visitar?

E nem sequer há aquela desculpa do:" é mau caminho"..." não vale uma visita" ou.."ainda há pouco lá fui"!

Para dizer a verdade, andava há muito para lá voltar e acabou por acontecer...já há algum tempo!... Foi em Dezembro 2009, numa tarde soalheira e nada fria para a época do ano.

Só que as fotos ficaram esquecidas no p.c.

Muitas vezes basta um ter a ideia. Os outros aprovam e lá vamos nós.

Achei uma grande diferença no que agora encontrei e no que vi quando lá estive- talvez há uns 10 anos.

Mais escavações arqueológicas, mais achados, algumas "novas construções", mas a sua base inicial, para mim a mais bela, está lá desde o início em que estas ruínas abriram ao público.

Estas são as ruínas romanas mais bem preservadas de Portugal.

Além das ruínas pròpriamente ditas, há ainda um museu onde se podem admirar as peças que foram descobertas ao longo de tantos anos de escavações.

Também merece uma atenta visita. Embora não seja muito grande é interessante.

Nas ruínas há a realçar a beleza dos seus tapetes de mosaicos, muitos deles quase completos e muito bem conservados.

Não há desculpa para não conhecermos esta maravilha histórica, pois fica bem perto da cidade de Coimbra. Se for utilizada a A1, basta sair em Condeixa e seguir as placas.


3 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Já lá fui várias vezes e ainda me recordo do choque que foi ver as cruzes suásticas, até que me explicaram o seu significado. E sempre que posso volto, pois adoro aqueles ambientes arqueológicos.

Beijocas!

Anónimo disse...

Eu tenho 34 anos e lembro-me de ir as ruinas de conimbriga quando andava na primária, numa excursão de escola.....bem como ao Portugal dos pequeninos que me ficou bem na memoria.....já la vão portanto muitos e muitos anos

Soube bem recordar pelas fotos, e ficou a vontade de la voltar....o n/ pais tem paisagens tão bonitas e por vezes tão esquecidas...

Beijinhos

Alda

Mamã Martinho disse...

Realmente é um local lindo e que vale bem a pena a visita. tenho e acrescentar esta á minha lista assim como o das grutas de mira d'aire que acho lindas!

Bjs

Mónica