quinta-feira, abril 16, 2009

Bem sei que os cartões multibanco são o modo preferencial de pagamento dos Portugueses e, carteira que se preze, quando se abre, ostenta meia dúzia deles de todas as cores , vários bancos , uns de crédito e outros só de débito.
Com este meio de pagamento, o cheque praticamente caiu em desuso.
Contudo, de vez em quando ainda nos atrevemos a passar um cheque a alguém.
Mas atenção........ O perigo espreita !
Por isso ( e porque tal como eu o desconhecia, certamente outras pessoas há em igualdade de circunstâncias), considero ser de algum interesse a publicação do seguinte texto extraído de uma notícia publicada hoje no Correio da Manhã.

Pesquisei na net e lá estava a foto das tais canetas e a vantagem da sua utilização.

Aqui deixo a foto.
Há canetas deste tipo em várias cores.
A partir de agora ..........canetas emprestadas para assinar algo de valor...........comigo? ..........não !..........nunca mais!



E agora a notícia que deu origem a este post com a foto que a acompanhava.


PSP alerta para esferográficas cuja tinta se pode apagar

Usam canetas para burlar

São canetas esferográficas cuja tinta pode ser apagada com uma mera borracha. Vendem-se em qualquer papelaria e "são ideais para burlar", alertou ao CM uma fonte policial, adiantando que está em curso uma investigação sobre a utilização destas canetas na falsificação de cheques.

"O titular, na posse de uma caneta deste

tipo, passa o cheque de uma determinada quantia. Mais tarde, esse valor é apagado e alterado para outro muito superior", esclareceu ao CM a mesma fonte.

Estas canetas podem também ser usadas na falsificação de documentos, acrescentou outra fonte policial.

Como tal, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP alertou ontem, em comunicado, para a utilização deste tipo de canetas. E aconselha todas as pessoas "a usarem sempre caneta própria e no caso de cheques, traçá-los e não deixar espaços em branco, além de ficar com cópias dos mesmos."


E também na edição de hoje do mesmo jornal vem uma notícia com um certo interesse.

Gostava que "eles" também aparecessem na minha zona.

16 Abril 2009 - 00h30

Ponte de Lima

Candeeiros com música e videovigilância

O Centro Histórico da vila de Ponte de Lima vai ter candeeiros novos. Uma notícia que seria banal, se não fosse a espec ificidade destes equipamentos: esteticamente arrojados, emitem música ambiente, possuem um mecanismo que dá para chamar o 112 (número de emergência) e alguns estão equipados com câmaras de videovigilância.

O gabinete de imprensa da autarquia de Ponte de Lima disse ao CM que serão instalados 50 candeeiros. Cerca de 20, a instalar próximo dos edifícios históricos, estarão equipados com câmaras, num circuito de videovigilância ligado à PSP. Actualmente, já está instalado um dos candeeiros, "à experiência", no Largo de Camões.

5 comentários:

Luazzinha disse...

muito bem :)
eu ja tinha recebido esse email dos cheques e tambem nao sabia... e agora nunca mais peço canetas emprestadas :)
Quanto aos candeiros nao sabia tb... na minha proxima ida a ponte de lima para comer um belo de um arroz ja sei o que vou procurar :D
beijinhos

Natércia Ramalho disse...

Minha querida você é sempre a pessoa mais atenta que alguma vez eu vi essa da caneta deu mesmo agora nas noticias!Um beijinho...

Ana in UK disse...

Olá,

Mesmo hoje estive a escrever com uma caneta do género. Já as conheço e tenho desde 2005, não que use muito, nem ando com elas, nem uso para falcatruar pois isso nem me passa pela cabeça.

E essas falcatruas não são de agora, na altura que as comprei eu já ouvia falar em agentes de telecomunicações móveis usarem isso para escrever nos contratos dos clientes e depois alteravam os prazos de fidelização. Quando os clientes descubriam ficavam possessos...

E como estas à muitas.

Quando as comprei achei o máximo terem uma borracha em cima para apagar, mas depois descobri que a tinta com os tempos desapareçe por isso uso cá em casa para rascunhos apenas.

jinhux

Mamã Martinho disse...

A noticia das canetas já tinha lido, agora esta dos candeeiros não. Musica ambiente? Quando vão passar a instalar isto no "deserto"?

Bjs e bom fds

Mónica

PS- Obrigada pela resposta ao "Pedido?". Já sabes que eu também passo sempre por cá, mesmo que não comente!

Unknown disse...

por acaso ja me tinham falado destas canetas ja há algum tempo e cuidado redobrado não é?? jokas fofas