terça-feira, novembro 11, 2008

PATRIMÓNIO AO ABANDONO


De vez em quando lá aparece uma notícia que diz: “Arte Sacra roubada na igreja de……”.

Por isso, o que mais vulgarmente me acontece é chegar a qualquer sítio e encontrar as Igrejas fechadas. (Igrejas e não só....castelos, etc..etc..)

Já por 2 vezes fui ao Convento de Cristo, em Tomar …..e dei com a porta fechada……

Mas, talvez a arte sacra desapareça em algumas delas por não estar devidamente guardada. Porque as pessoas de direito, não tomam as devidas precauções.

Talvez porque…..

Esta fotografia não pudesse ter sido tirada se a chave não estivesse, literalmente ao abandono, na porta da entrada, enquanto o guarda estava sentado no interior da mesma, a escassos metros.

O meu filho tirou a chave.

A minha filha fotografou.

A chave foi colocada, de seguida na porta, sem qualquer cuidado para não fazer barulho.

O guarda não deu por nada.

Foi na brincadeira, por pessoas que o fizeram apenas porque acharam a situação estranha.

Mas podia não ter sido!

Cenas como esta não deviam acontecer.

Infelizmente acontecem………….. e depois dizem que há roubos!

Foto tirada numa qualquer pequena igreja, (na margem sul a 98 km da minha casa) mas que, nem por isso deixa de ter um imenso valor patrimonial.

10 comentários:

Ana in UK disse...

caricato no minimo :)

susana disse...

ola :)

tambem ja resmunguei por querer entrar em tantas igrejas fechadas.

e deu me vontade de rir com o teu post!

um beijinho

Gata Verde disse...

Belo momento!!
;)

beijinhos

Anónimo disse...

Olá,
infelizmente isso acontece muito.

E quanto a estarem fechados, cá em Portugal não se pensa muito em turismo e nessas coisas... porque é inconcebível estarem igrejas fechadas no centro do Porto nos dias da semana, mas estão, os turistas querem visitar e está tudo fechado, enfim, é como os monumentos e museus (e até o comércio tradicional) estarem fechados ao domingo, é outra das coisas que não entendo.

bjs

Anónimo disse...

Como se por estarem fechadas impedisse alguma coisa, pois bem sabemos que quando alguém quer roubar algo até inventa artimnhas para conseguir o seu fim.

Por isso, não compreendo como um lugar de culto, um lugar que devia estar sempre disponivel para nos receber, a casa de deus.....pode simplesmente estar trancada.

Só visto no n/ pais....

Beijinhos, bom resto de semana.

alda

Juanita disse...

realmente...não é normal!!
depois admiram-se...

beijos e bom fds

Rafeiro Perfumado disse...

O estranho é que é uma situação que todos conhecem, e ninguém actua. Quantas vezes eu já estive em locais em que era apenas colocar no bolso... infelizmente levo sempre calças justas. ;)

_+*Ælitis*+_ disse...

... onde está a UNesco?

Beijo meu ♥,

A Elite

Alexandre disse...

Uma questão muito pertinente pois o melhor que Portugal tem está a saque, umas vezes por falta de vigilância, outras por mentalidades... e infelizmente isto das mentalidades é muito difícil de mudar... não concebo um cidadão do norte da Europa a fazer ao seu património o que os portugueses - alguns portugueses - fazem ao seu!

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

realmente � uma pena que se d� t�o pouco valor ao patrim�nio que afinal � de tds n�s...� um desrespeito que faz doer a alma..e � frente de locais como esse deviam estar pessoas com sensibilidade para se preocuparem...uma vez em madrid estava a tirar fotos a quadros famoso num museu, e sem querer(mesmo sem querer) o flash disparou...o guarda fez tal xinfrim q eu �a morrendo de vergonha...mas assim � q deve ser!
bjokas