Bem sei que os cartões multibanco são o modo preferencial de pagamento dos Portugueses e, carteira que se preze, quando se abre, ostenta meia dúzia deles de todas as cores , vários bancos , uns de crédito e outros só de débito.
Com este meio de pagamento, o cheque praticamente caiu em desuso.
Contudo, de vez em quando ainda nos atrevemos a passar um cheque a alguém.
Mas atenção........ O perigo espreita !
Por isso ( e porque tal como eu o desconhecia, certamente outras pessoas há em igualdade de circunstâncias), considero ser de algum interesse a publicação do seguinte texto extraído de uma notícia publicada hoje no Correio da Manhã.
Pesquisei na net e lá estava a foto das tais canetas e a vantagem da sua utilização.
Aqui deixo a foto.
Há canetas deste tipo em várias cores.
A partir de agora ..........canetas emprestadas para assinar algo de valor...........comigo? ..........não !..........nunca mais!
E agora a notícia que deu origem a este post com a foto que a acompanhava.
PSP alerta para esferográficas cuja tinta se pode apagarUsam canetas para burlar
São canetas esferográficas cuja tinta pode ser apagada com uma mera borracha. Vendem-se em qualquer papelaria e "são ideais para burlar", alertou ao CM uma fonte policial, adiantando que está em curso uma investigação sobre a utilização destas canetas na falsificação de cheques.
"O titular, na posse de uma caneta deste
tipo, passa o cheque de uma determinada quantia. Mais tarde, esse valor é apagado e alterado para outro muito superior", esclareceu ao CM a mesma fonte.
Estas canetas podem também ser usadas na falsificação de documentos, acrescentou outra fonte policial.
Como tal, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP alertou ontem, em comunicado, para a utilização deste tipo de canetas. E aconselha todas as pessoas "a usarem sempre caneta própria e no caso de cheques, traçá-los e não deixar espaços em branco, além de ficar com cópias dos mesmos."
E também na edição de hoje do mesmo jornal vem uma notícia com um certo interesse.
Gostava que "eles" também aparecessem na minha zona.
16 Abril 2009 - 00h30
Ponte de Lima

Candeeiros com música e videovigilância
O Centro Histórico da vila de Ponte de Lima vai ter candeeiros novos. Uma notícia que seria banal, se não fosse a espec ificidade destes equipamentos: esteticamente arrojados, emitem música ambiente, possuem um mecanismo que dá para chamar o 112 (número de emergência) e alguns estão equipados com câmaras de videovigilância.
O gabinete de imprensa da autarquia de Ponte de Lima disse ao CM que serão instalados 50 candeeiros. Cerca de 20, a instalar próximo dos edifícios históricos, estarão equipados com câmaras, num circuito de videovigilância ligado à PSP. Actualmente, já está instalado um dos candeeiros, "à experiência", no Largo de Camões.