quinta-feira, novembro 30, 2006

PERDI O PIO



Passei cheeinha de pressa para vos pedir desculpa pois durante alguns dias vão ver-me pouco por aqui.

Há 2 dias que estou doente.Ontem e hoje estou 100% afónica. PERDI O PIO !!!

Como já disse não consigo mudar a barra do peso. Mas aqui vai a foto: menos 1 Kilito ( l o l l o l l o l))

Como gosto muito de falar tem sido muito difícil para mim estar calada e falar só quase por gestos.

Sei que há meninas(os) que fazem anos por estes dias.Na impossibilidade de dar os parabéns no dia, aqui deixo uma simples lembrança, com votos de Feliz Aniversário e Muitos Parabéns: um raminho de violetas( as primeiras do meu jardim).É pouco mas de boa vontade.

Há ainda outro pormenor que me vai manter mais afastada da vossa companhia do que aquilo que queria.Tenho um projecto que tenho de entregar antes do dia 15 .Cumpro sempre os prazos que estabeleci. Com este imprevisto (minha gripalhada), o trabalho não rende e considero que o mesmo ainda esteja um pouco atrasado.Por isso tenho mesmo de lhe dedicar quase todo o tempo ( e se calhar algumas noitadas).

Espero a vossa compreensão.

Gostaria de continuar a receber notícias vossas.

No outro dia propus à Susana (de Aveiro) FAZERMOS UM CONCURSO com as fotos das árvores de Natal.

Acho que era uma ideia gira. Vá lá: espírito Natalício a funcionar e toca a alinhar.

PARA QUE TODA A GENTE ESTEJA EM PÉ DE IGUALDADE E NÃO HAVER BATOTA – as fotos deverão ser publicadas- TODAS- NO DIA 8 DE DEZEMBRO.

Mas se alguém não fizer árvore e quiser mostrar o presépio ou enfeites, pode publicar as fotos nesse mesmo dia.

Fico muito curiosa para ver quem alinha .Gostava que fosse toda a gente !!!

BEIJINHOS PARA TODAS.

Até breve

quarta-feira, novembro 29, 2006

ERA UM BRINCALHÃO



Esta é para o Rui. Tinha-lhe prometido. Fui à procura e aqui está. A qualidade é má. Tirei a foto a outra já com uns 13 ou 15 anos(já nem sei bem)
Este "jeitoso",punha-se no triciclo do meu filho, a olhar, a ver se ele vinha para dar uma voltinha com ele ao colo.Jogava às escondidas, (à volta dos carros), que era um espectáculo.
Era mesmo giro o bicho.
E vocês ??? o que acham??

terça-feira, novembro 28, 2006

AMÊNDOA E NOZ



As Festas Natalícias aproximam-se a passos largos.
Para Quem gosta de experimentar novas guloseimas, vou deixar um bolo que é uma maravilha, mas tomem atenção à observação no final, porque depois não aceito reclamações.
BOLO DE AMÊNDOA E NOZ
Ingredientes:
250 gr
açúcar
6 ovos grandes( à temperatura ambiente)
125 gr
amêndoa (ralada fininha na 1 2 3)
125 gr
nozes (ralada fininha também)

Para a forma:
Manteiga para barrar e Farinha para polvilhar

Como fazer:
Barrar uma forma rectangular (cerca de 20x30cm) com manteiga e polvilhar bem com farinha. Guardar.
Separar as gemas das claras.
Juntar à taça das claras umas pedrinhas de sal
Bater as gemas com o açúcar, muito bem.
Juntar as nozes e a amêndoa já raladas e mexer com a batedeira mais um pouco
(a massa fica grossa e por vezes custa a bater)
Bater as claras em castelo de modo a ficarem muito rijas.
De seguida, e sempre com uma espátula ou colher de pau, incorpora as claras na massa das nozes, tendo o cuidado de levantar bem a massa.
Vai então a cozer em forno médio, que já deve ter sido pré aquecido cerca de 10 m.

(No meu forno: ventilado -180º- durante cerca de 25 a 30m).Convém espetar o palito e não deixar cozer em demasia.Um pouco húmido é muito melhor.

DICA: Como o bolo cresce bastante mas baixa depois de cozido(por não ter farinha),há que tomar atenção à altura da forma ou tabuleiro.Deverá ser o mais alto possível para que o bolo, ao baixar não caia para fora das paredes do tabuleiro e depois ser difícil desenformar sem o partir.Mas...não deixem de o fazer por este motivo,porque...como não se come inteiro..

segunda-feira, novembro 27, 2006

CARTA AO PAI NATAL


Meu Querido Pai Natal:

Este ano tinha pensado não te escrever.Sabes porquê? Queria comprar eu aquilo que gosto ou preciso, sem te estar a chatear.Às vezes gastas um dinheirão e eu não vejo utilidade nenhuma ao que me dás.Também estás cada vez mais velhinho...sei que te custa muito a andar e eu não te queria cansar. Sei que há muitos meninos e meninas a quem podias dar as minhas prendas.

Mas eu tenho andado muito preocupada! Antigamente , as chaminés eram grandes e tu entravas sem esforço! Mas agora?? Se tudo tem exaustores -se as chaminés são fechadas- se as lareiras também são fechadas-porque tem recuperadores- Como é que tu me deixas as prendas no sapatinho???

Queria lembrar-te que, quando fores às compras, não compres “armas” para os meninos.Eles já vêem muitas guerras e tiros na TV. Tem em atenção se os brinquedos são feitos cumprindo todas as normas em vigor. E ,não te esqueças, não compres brinquedos com peças muito pequeninas, porque os meninos pequeninos podem comê-las ou aleijar-se e depois ainda vão para o hospital .

Acho que também não precisas comprar muitos brinquedos para cada um.Sabes porquê? Quantos mais têm, mais estragam...não brincam nem nada e só serve para tu gastares o dinheirinho.

Olha, pede lá ao Deus do Céu, para ele arranjar mais empregos cá na Terra.Há muita gente desempregada e há muitos que se fartam de trabalhar e não ganham dinheiro para comer.E tu já viste- isto é para teu bem- porque se os meninos não tem dinheiro e não arranjam uma família, qualquer dia tu não tens a quem distribuir as prendas, porque , a continuar assim, qualquer dia não há meninos...

Eu não tenho razão de queixa, tu sabes!mas lembro-me muito dos meninos de África.Eles nem comem

És capaz de me explicar porque é que este ano, os Pais Natal têm todos óculos? Eu lembrei-me que deve ser algum patrocínio da Multiópticas!Ou então é para ver se vês os eurozitos para comprar as prendas!! Será???

Olha! Não te chateio mais!

Não gastes muito tempo comigo!Se encontrares alguma coisa....muito bem....senão: esquece!

Fica para o ano.Sempre tens mais tempo para pensar o que me hás-de dar.

Mas se queres mesmo que te diga: dá-me Paz. Amor. Saúde. E que lá em casa me ajudem mais para eu não me cansar tanto!

Recebe um grande beijinho desta menina muito bem comportada

TURBOLENTA

sábado, novembro 25, 2006

BOAS FESTAS






Faz hoje 2 meses que iniciei este blog.
Quero agradecer a todos(as) que me visitaram ao longo deste tempo.
Só as vossas visitas me têm dado ânimo e força de vontade para continuar a crescer sempre e cada vez mais.
Quero continuar a receber as vossas sempre bem vindas visitas e tomar em consideração as vossas palavras, os vossos conselhos e os vossos "puxões de orelhas".
Errar é humano.
Eu estou aqui para aprender convosco, com as vossas experiências e os vossos ensinamentos.
Para todos:
O MEU MUITO OBRIGADA
Voltem sempre !

sexta-feira, novembro 24, 2006

EMPADÃO DE RESTOS


Se tiver uma refeição com carne e arroz e que acabe por sobrar comida,pode aproveitar tudo quanto sobrou.Foi o que eu fiz um destes dias.


Ingredientes:
carne (que piquei na 1/2/3)
arroz
feijão verde(partido fino)
cenoura(às rodelas finas)
cebola(às rodelas finas)
alho
alho francês(às rodelas finas)
azeite
1 pouco de linguiça sem pele
1 bocadinho de pimento vermelho fresco
1 pitada de pimenta branca.
1 pouco se sal
1 ovo

Como fiz:
Com o sal,alhos,cebola,azeite,pimenta e linguiça fiz um refogado não muito puxado.Acrescentei a cenoura e o feijão partidos e um pouco de pimento vermelho fininho.
Piquei a carne na 1.2.3.
Num tabuleiro pus 1 camada (muito pouco) de refogado.Por cima 1 de arroz.De seguida 1 de carne.outra do refogado e pincelei com uma gema de ovo.Foi ao forno só a alourar o ovo

quinta-feira, novembro 23, 2006

CONVERSA DA TRETA

-Esta é uma “conversa” imaginária entre os meus quatro rodas.-
São dois os intervenientes: um designado por ”C” = carro grande de família e o “c”= o chamado carrito(para as voltas mais pequenas).
Estão ambos na garagem lá de casa.

C- É pá! Estou tão farto desta vida! Um gajo farta-se de trabalhar!Nunca tenho fins de semana e ninguém reconhece o meu trabalho!Ainda por cima sempre todo sujo!

c – Pois !

C- Já viste a minha bagageira??É só tralha!Olha só: aquela caixa grande cheia de ferramenta, -( que nunca serve para nada)-, umas luvas velhas e malcheirosas (que dizem poder ser precisas para mudar um pneu)- Uma caixa de plástico: Linda! -verde e azul , atafulhada de mapas, roteiros e guias de restaurantes (que só utilizam nas férias).Aquela capa de plástico-(porque pode estar a chover muito). Aqueles chapéus de chuva- os grandes,bonitos e bons-(também podem ser precisos). ..Mas...para quê?? Se alguém passou pelos “chineses” e comprou daqueles pequeninos, muito redondinhos(que se partem logo à 1ª rabanada de vento) e que só servem para rebolar e fazer barulho, indo bater nas garrafas vazias ..E.. sem falar em triângulos, pneus de reserva, jogos de luzes etc....E isto é o que eu sei!... se calhar ainda há mais!!

c- Pois!

C- E parece que no tempo do meu avô(carro de há uns 18 anos atrás) ainda era pior. Ele queixava-se que nos bancos só havia Barbies, Playmobiles, Pin e Pons, bonecos da Kinder - não falando nos papéis dos rebuçados e chupas!!

c- Pois!

C- E agora......Anda sempre a ameaçar-me que me troca por um jipe da Volvo! O´ Tanas!!Ela que troque e depois vai ver:... Ainda se vai arrepender!!... Eu nunca a deixei ficar mal.....Levei-a sempre onde ela quis!!... Sou um burro de carga !!..

c- Pois!

C-Estou farto!!

c-Pois!

C- E depois é assim: Vem de lá um, tem pena de mim e leva-me a uma coisa que faz barulho, (que tem uns rolos amarelos , uns esguichos, que me ensaboa à bruta e depois quase me constipa com o vento no fim) e para quê tanta coisa?, se eu acabo por sair molhado à mesma?Não contente , pega em mim , carrega no botão, abre-me a boca e enfia-me pela boca abaixo uma coisa malcheirosa( a que chamam gasóleo e que serve só para os levar a passear).....

c-Pois!

C- Eu gosto é quando vem um e me dá tratamento 5 estrelas:Molha-me devagarinho, dá-me banho de espuma, massaja-me com uma esponja muito macia,escova-me bem os sapatos(”jantes”) .Por fim passa-me por água limpinha e dá-me uma polidela com uma camurça. Mas.... são tão poucas as vezes!!!...

c- Pois!

C- Caraças! Estás aí e só dizes: Pois!

c- Olha!........ Tá calado!..... Hoje estás de folga!! Ela deve estar maluca!!...... Olha!....hoje vai a pé!!!.........

C- Pois! E ainda bem! Eu hoje estava tão cansado!! .Estava mesmo por alma de quem mais não pode!!

c- Deve ter ido fazer exercício físico!..Anda para aí a apregoar há tanto tempo que está gorda!!

terça-feira, novembro 21, 2006

PEQUENOS VÍCIOS . GRANDES PAIXÕES



UMA FOTOGRAFIA VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS .

VÁ PODEM COMENTAR ........ À VONTADE !!!


segunda-feira, novembro 20, 2006

CONCURSO DAS 5 MANIAS

Com que então estou nomeada.Vou entrar no jogo.

Aqui deixo as minhas manias –hábitos-se preferirem.

1- Fazer da mala um caixote do lixo(mas quando querem alguma coisa vem cá pedir à menina-desde corta unhas,pinças,a facturas antigas e levantamentos multibanco há de tudo na minha malinha)

2- Estacionar sempre de marcha atrás

3- Levar 1 ramo de flores sempre que visito alguém

4- Fechar a torneira do gás antes de sair de casa

5- Levar sempre a máquina fotográfica

Nomeação: Para responder igualmente a este desafio:

SU-VIVER / SUSANA / HANNA /M EM DIETA E ANINHAS

Desculpem mas teve de ser

Cada bloguista participante tem de publicar 5 das suas manias ou hábitos pessoais.Além de dar conhecimento público dessas particularidades tem de escolher 5 bloguistas para entrarem igualmente neste jogo,não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues “ o recrutamento”.

Cada participante deve produzir o “regulamento” nos respectivos blogues.

CÁ ESTÃO ELAS



Afinal....
Eu já sabia...
Não havia de lhes ter tocado.
Mas eu gosto tanto delas....
(E como se podiam estragar, vai de comer !!!)
Na ementa o risco também foi um pouco pisado. Mas o Domingo é um dia de tentações.
Para a semana será melhor??
Não sei, não !
(claro que as que se compram na rua são melhores, mas temos de nos contentar com o produto caseiro).
Cá vai a foto do deslize.

domingo, novembro 19, 2006

ONTEM FOI ASSIM



Passei só,num instantinho,para vos deixar a foto do meu almoço de ontem

Mas hoje...é Domingo....Não sei ...cheira-me que a dieta vai resvalar um pouquinho...

Bom Domingo para todos

Boa semana que se avizinha

sexta-feira, novembro 17, 2006

PORTO/AVEIRO ETC E TAL....

PONTE D.LUIS I - (PORTO)
AVEIRO (A VENEZA PORTUGUESA)

PRAIA DAS ROCAS (CASTANHEIRA DE PÊRA)

PARIS

HOJE APETECIA-ME ESTAR

EM TODO E QUALQUER LUGAR

MENOS AQUI EM CASA

quinta-feira, novembro 16, 2006

AI ESTA TOSSE!

Porque:
Ontem choveu o dia todo
O tempo arrefeceu.
O pessoal apanhou uma valente molha e
Alguém ficou com tosse....
Eu... lembrei-me de ajudar todos aqueles a quem surgiu, assim do nada, essa coisinha irritante,perturbadora do sono, que nos deixa com a garganta irritada e que põe toda a gente a olhar para nós, quando resolve chatear-nos, á frente seja de quem for e quando menos esperamos e queremos.

Costumo fazer este xarope que é um óptimo calmante da tosse.

Aqui vai a receita:
1 garrafa de cerveja preta (3,3 dl)
5 ou 6 colheres sopa de açúcar mascavado(compra no hipermercado)
(à falta deste pode ser açucar amarelo)
1 laranja (se for muito pequena é melhor 2)

Como fazer:
Lavar bem a laranja e partir, com casca, em rodelas muito fininhas.
Pôr um tachinho ao lume com tudo lá dentro.Assim que ferver baixar o lume para o mínimo e tapar.
Deixar Ferver cerca de .(não precisa de mexer)
Em estando frio, guardar ,bem tapado, em recipiente de vidro, no frigorífico.

Vai tomando 1 colher de sopa de cada vez.
Pode tomar logo uma colher de xarope morno
Quem experimentar diga se deu resultado.
POUCA TOSSE

Comunicado às minhas assíduas visitantes:
A minha redução alimentar mantém-se.Insisto nos grelhados e legumes(agora as saladas não me apetecem tanto)
Pelo menos tento não engordar até ao Natal, o que já não é mau de todo.
Hoje pesava menos 250 gr.que na passada semana.
Beijinhos para toda a gente!!



quarta-feira, novembro 15, 2006

HOJE APETECEU-ME !




Hoje apeteceu-me:
Preguiçar! Nada fazer!....
Foi dia de descanso na cozinha (Mas à hora do jantar não me escapo, não !).
Por isso:
A ementa constou de iogurtes-fruta e queijo- chá e água. Foi dia de desintoxicação. De vez em quando faz bem ao organismo passar um dia sem comer sólidos.
Aproveitei o dia para coisas que demoram tempo e que raramente me disponho a fazer.O dia chuvoso convidava a estar em casa.Como o computador estava a ficar a abarrotar de fotos, achei por bem passá-las para CD.Não gosto muito deste trabalhinho, mas...teve de ser!
Começo a ter saudades dos dias ensolarados em que tudo servia de pretexto para pegar no carro e partir à descoberta, sem destino.Visitar cidades e aldeia por esse país fora. Observar a natureza .Descobrir bicharada no seu habitat natural. Enfim...fugir à rotina do dia a dia.


Entre muitas, descobri a foto que publico.Foi no Jardim da Gulbenkian ,o ano passado. Olhem com atenção o quadrante superior direito.Já viram as 2 rãzinhas, pequeninas, a apanharem sol??Lembro-me que havia lá imensas mas que fugiam logo para a água, mal eu me aproximava ou mexia.Por isso não se conseguem ver muito bem.
Gostaram??

DEIXEM OPINIÃO.

terça-feira, novembro 14, 2006

O MEU ALMOÇO


BOLO CHIFFON DE CHOCOLATE

A PEDIDO DE ALGUMAS GULOSAS:

CÁ VAI A RECEITA DO BOLO DE CHOCOLATE.(feito pela minha filha e com foto publicada neste blog a 24.10)

FEZ SÓ MEIA RECEITA

BOLO CHIFFON DE CHOCOLATE:

Ingredientes:
2 colheres sopa bem cheias de chocolate em pó
1+ ¾ de chávena açúcar
1+ ¾ de chávena de farinha superfina
3 colheres chá de fermento
1 colher chá de sal fino
2 colheres chá de baunilha
½ chávena de óleo
7 gemas
1 colher CHÁ bicabornato de sódio
¾ chávena água quente

Como fazer:
Dissolver as 2 colheres chocolate na água quente e deixar arrefecer.
Bater tudo muito bem: açúcar+farinha+fermento+sal+baunilha+óleo+chocolate
derretido e as gemas dos ovos.
Por fim juntar as claras em castelo muito firme juntamente com o bicabornato.
(lembre-se que as claras nunca estão bem batidas-isto quer dizer: bata sempre muitíssimo bem).
A FORMA NÃO É UNTADA
Vai a forno médio 1 hora.

Desenforma logo que sai do forno
COBERTURA:
100Gr chocolate em barra
2 colheres sopa de manteiga
1 pacote natas dos pequenos.
Junta o chocolate a manteiga.Desfaz em banho maria.Junta as natas e liga muito bem.

segunda-feira, novembro 13, 2006

SANGRIA



Estou estafada !! Depois de tanto trabalhar ainda estou de castigo: tenho de comer os restos e limpar a casa.Alguém sabe quantas calorias se perdem ao usar o aspirador em meio dia de trabalho??Devem ser algumas...(talvez poucas para as reais necessidades).
Mas tudo correu bem.

Quero agradecer a quem comentou o meu blog durante a minha ausência.
Por isso, e porque o dia hoje não é propício a dietas,quero partilhar convosco uma “bebida” que sabe sempre bem quando se junta um grupo de amigos. E agora, na altura das castanhas, digo-vos que fica muito bem a acompanhar as ditas, bem assadinhas e quentinhas.
SANGRIA
Ingredientes:
1 garrafa de vinho de boa qualidade(ou 1 ½)
1 garrafa de gasosa
1 chávena de café de Vinho do Porto
1 chávena de café de Licor Beirão
1 pacote(pequeno)de Compal Vital de Frutos silvestres
Sumo de 3 laranjas
5 ou 6 colheres sopa de açúcar amarelo
Frutas partidas às tirinhas fininhas(sem casca):
1 maçã/1 pera/ 1 fatia de manga/1 fatia de papaia/2 laranjas( sem casca nem a parte branca),2 tangerinas sem pele e quase desfeitas.
Ananás natural: 1 fatia grossinha em bocadinhos pequeninos.
½ Embalgem frutos silvestres congelados(venda nos hiper)
1 colher de chá de canela em pó
Algumas folhinhas de hortelã.

Como fazer:
Juntar os líquidos todos.Partir as frutas e por fim a canela e a hortelã.

NOTA.: Estes 2 últimos ingredientes são-lhe um sabor extremamente agradável.
Deve ser feito de véspera
Vai ao frigorífico.Deve servir-se bem fresco.Nunca junte gelo.Para arrefecer mais ponha o recipiente onde tem a sangria dentro de uma taça funda ,onde vai colocar o gelo.Assim, arrefece sem alterar a qualidade da bebida.

Só mais uma palavrinha:
SE VAI CONDUZIR NÃO BEBA : A GNR a PSP andam por aí

domingo, novembro 12, 2006

PEQUENO INTERREGNO

Meus amigos(as)
A dona deste blog encontra-se temporáriamente ausente daqui.
Está farta de andar às voltascom formas de pudins.de bolos,etc..
Motivo:Preparação de mais uma festa cá em casa.
Por isso: não há tempo para dietas nem para postagens.
Retomarei o vosso contacto na próxima 2ª feira

Até lá:
BOAS DIETAS

sexta-feira, novembro 10, 2006

BOA A MATEMÁTICA



Em meu desfavor está o facto de não andar muito a pé.Eu reconheço,mas o carro e eu temos uma relação muito boa.Todos os dias digo: amanhã vou dar uma caminhada.Mas todos os dias são amanhã.
Ontem ,não cometi o pecado da gula.
Foi assim:
2 copos chá – 2 copos de água(mas o que querem eu não tenho sede)
P.Almoço
:1 banana da Madeira(mto pequenina)-porque era
dia de hidroginástica às 9.30H.
Meio da Manhã
:1 café e o tal brioche com fiambre
Almoço
:vejam na foto
Lanche:1 pão com queijo e copo de leite
Quase ao jantar
. 1 Pera
Jantar:
1 bife de peru com salada de tomate e sopa de cenoura.
***************
Pessoas há que comendo como eu emagreciam mesmo,mas tenho
mesmo muita
dificuldade
em perder peso. Por isso tem de ser um dia de cada vez e tentar
não abusar nesse dia.
Dia 7 pesei-me e hoje novamente.Com o mesmo fato,na mesma
balança e quase à mesma hora
tenho
menos 200Gr.(dizem: o que é isso?? Tão pouco??
– Ai é??? Ora pensem: isto
foi em 3 dias. O mês tem 30. Logo num mês ,a continuar
assim, são 2Kg. Como o
ano tem 12 meses, ao fim desse tempo seriam 24 Kg) ......
...Bem...chega-se à
conclusão que qualquer dia pareço a OLIVIA PALITO .. Eh!! Eh!!

quinta-feira, novembro 09, 2006

A CONTINUAR ASSIM...


Já se devem ter apercebido que a minha barra do peso se mantem nos 81Kg há mais de três quinze dias.Eu explico:Depois de muita volta dar,lá consegui arranjar esta linda engenhoca.A seguir,eu bem tentei mudar estes bonecos por outros mais bonitos e que se percebessem melhor, mas....e conseguir? (sabem que as” cotas” por vezes não conseguem acompanhar todas as evoluções a nível informático),Vai daí pensei: quero lá saber !!A mim interessa-me emagrecer,devagarinho, com régua alterada ou não.Talvez um destes dias,depois das festas,tenha mais paciência e tempo. A ver vamos.
Como já tenho menos um pouco de peso, aqui vai a prova.
Junto o cardápio de ontem e vocês contam as calorias.Pode ser??

P.Almoço:1 iogurte simples e uma tosta integral
Meio manhã:1 café e um brioche(pão de leite pequenino,dos redondos),com fiambre
Almoço:1 posta pescada cozida com cenoura e feijão verde- 1 pera
Lanche:1 queijo fresco
Jantar: ½ dourada grelhada na brasa com 1 chuchu e cenoura cozidos (com 1 fio de azeite)-1 fatia fina de manga e 1 igual de papaia.

NOTA:Asneira do dia: como passei pelo supermercado e comprei guloseimas para a festa de Domingo,comi uma barrita de chocolate,estilo Kinder

quarta-feira, novembro 08, 2006

TUDO BEM POR AQUI !

Depois do último aumento de peso achei que o melhor seria mesmo arrepiar caminho, senão,qualquer dia não paro de engordar.Tive mais cuidado.Como passei bastante tempo na hidro e no banho turco,comi pouco.Depois do almoço resolvi ir ao shopping.Andei por lá 2 horas e tal, e como passei o tempo distraída,também não deu fome.Claro que há um erro na minha alimentação de ontem:à noite devia ter comido menos,mas como também jantei cedo,quando fui dormir já tinha a digestão feita.Do mal o menos...

ONTEM FOI ASSIM.
Como tive hidroginástica logo a seguir ao pequeno almoço:

P.almoço:1/2 iogurte líquido magro
Quando saí da piscina: 1 café e 1 brioche c/fiambre
Almoço:Um grelhado. Vejam a foto-seguido de meia pera
Lanche: 1 queijo fresco
Jantar:
3 costeletas de borrego- um pouco de pão alentejano-1 colher arroz de cenoura –e cogumelos frescos- 1 diospiro pequeno(tinha de ser:logo o borrego que tem + gordura).(mas cá em casa ninguém mais está em dieta!!)

Não comi mais nada.

terça-feira, novembro 07, 2006

ONTEM COMI

Até ao próximo fim de semana isto vai entrar nos eixos.No Domingo logo se vê.

Ontem não cometi excessos.
De manhã :1 iogurte magro e 1 queijo magro
A meio da manhã. 1 maçã
Ao almoço:sopa de legumes- 1posta pequenina de bacalhau acompanhada de cenoura e feijão verde cozidos.- 1 fatia de abacaxi ao natural (não gosto de conserva-apenas para os doces).
Ao lanche: 1 maçã e um queijo fresco
Ao jantar: sopa de legumes-um bife de peru pequenino e bastante nabiça cozida,meia cenoura e feijão verde – 1 diospiro.
Bebi 2 copos de chá verde (e muito pouca água).
Jantei por volta das 20H e já não comi mais nada.

Andei para aqui a fazer umas contas e não me parece ter ingerido muitas calorias.

Acham que me portei bem ontem??

segunda-feira, novembro 06, 2006

MERENDEIRAS DOS SANTOS


O prometido é devido.Embora com algum atraso mas hoje vou dar uma receita que é hábito fazer-se na altura dos Santos, na zona centro do país.
Chama-se:
MERENDEIRAS DOS SANTOS
Ingredientes

1 Kg farinha trigo
500 Gr farinha centeio(comprei na padaria)
500 Gr abóbora
500 Gr batata
50 Gr fermento padeiro
Sal. Q.b.
2 ovos
Aguardente ou anis a gosto
Frutas: nozes,pinhões e passas (cerca 250 gr de cada)
Canela em pó (a gosto)

Como fazer:
Cozer a abóbora juntamente com a batata e um pouco de sal.Depois de bem cozidas ,escorrer e passar pelo passe vite. (deve guardar alguma água da cozedura).
Deixar amornar. Pôr o puré num alguidar onde possa sovar bem a massa.Juntar ,pouco a pouco, as farinhas,sovando bem e o fermento diluído numa pouca de água da cozedura .Juntar os ovos inteiros.Bater bem
Verificar o sal.
A massa tem de ficar de textura média, mas pastosa. Se ao bater estiver muito dura, juntar água da cozedura. Juntar a aguardente(com anis fica mais saboroso)
Juntar as frutas partidas grosseiramente.Se gostar junte a canela em pó.
Fica a descansar(levedar) ,tapando-se o alguidar com um pano e sobre este algo mais quente,como uma mantinha de lã,por exemplo.Ao fim de algum tempo(nunca menos de 30 a 45m) levantar um pouco o pano e ver - se já a massa já tiver o dobro do tamanho,liga imediatamente o forno em lume médio.(cerca de 180º-não ultrapassar os 200º).
Tender as broas numa taça arredondada, prèviamente passada por água, bem escorrida e depois polvilhada com farinha.
O tabuleiro deve ser untado com manteiga e polvilhado com farinha.O tempo de cozedura varia conforme os fornos.Mas quando estiverem bastante lourinhas convém verificar com um palito

nota: a massa tem de ser tendida antes de começar a baixar de volume.

domingo, novembro 05, 2006

ASSIM NÃO VOU LÁ.



VOLTEI.
Meus (minhas) amigos(as):Na última semana só fiz asneiras.Muitos exageros e dietas..viste-as...A balança acusou logo.Mais meio quilo !! Estou lixada! Agora vou ter de andar quase um mês para perder o peso que ganhei. Mas, a ida a Santarém, uns dias em casa da minha mãe e na passada 6ª feira a festa de anos do meu filho também não ajudaram nada,antes pelo contrário.Assim, e depois de já terem acabado as sobras da festa,posso voltar a reduzir um pouco as calorias.Já fiz uma refeição só de peixe grelhado e legumes cozidos.Hoje ao almoço voltei às chamadas comidas desenxabidas(??!!).
Não vale a pena dizer o que comi. A fotografia diz tudo!.
Depois deste interregno de escrita prometo voltar em grande.Com a vossa ajuda e apoio hei-de conseguir.

Aviso-vos, contudo que no próximo Domingo tenho outra festa de anos cá em casa . SOCORRO!!